A Prefeitura de Contagem está se adiantando aos alagamentos e enchentes que podem ocorrer na época das chuvas. Neste mês de outubro, diversas ações preventivas foram realizadas na região Industrial, como a limpeza nas galerias e nos dispositivos de drenagem (bocas de lobo, bueiros, sarjetas e rede), limpeza de córregos e ações de conscientização, quanto ao descarte correto do lixo e podas de árvores.
A limpeza dos dispositivos de drenagem pluvial já foi realizada em 90% dos pontos com risco hidrológico: Vila São Paulo, Vila Barraginha, av. Tereza Cristina, Vila Pedreira Santa Rita, e nos bairros Jardim Industrial, Amazonas e Industrial. Na próxima semana, serão concluídas ações na Vila da Paz e no bairro Bandeirantes. Os córregos da Vila Barraginha e da rua Arterial também já foram limpos.
Limpeza de bueiros na praça João XXIII, na Cidade Industrial. Fotos: equipe Regional Industrial/PMC
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) tem realizado também avaliações e podas de árvores na região, com o intuito de prevenir quedas e o acúmulo de folhas nos bueiros e bocas de lobo. O serviço, que será executado em toda a região, começou pelas escolas e pelo bairro Cidade Industrial.
“A Prefeitura realiza, de forma efetiva, diversas ações de prevenção para o período chuvoso. Mas é muito importante a conscientização e participação da população quanto ao descarte correto do lixo. Quanto menor a quantidade do lixo que obstrui as sarjetas coletoras das águas pluviais, menor são as chances de entupimento das redes, o que pode evitar o alto índice de alagamentos pela cidade”, destacou a administradora da Regional Industrial, Renata Gomes.
A prevenção é acompanhada e reconhecida pela população da região. Jorge Ribeiro, gerente de um comércio de calçados, na rua Tiradentes, há 40 anos, observa que a Prefeitura de Contagem está atenta ao período das chuvas, limpando antecipadamente as galerias pluviais e bocas de lobo na região do Industrial.
“Há dois anos, quando houve o alagamento na rua Alvarenga Peixoto, os problemas chegaram até aqui. Mas uma ação rápida da Prefeitura solucionou o problema. Tanto que, há dois anos que não temos nenhum alagamento no comércio da rua Tiradentes. Ela tem trabalhado direito e feito a parte dela. É preciso que a população também faça a sua”, avaliou.
Redes de escoamento
Além dos fatores meteorológicos, os alagamentos e enchentes foram agravados, nos últimos anos, pelo entupimento das redes de escoamento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47% dos municípios que sofreram alagamentos e inundações em 2008, ano do último levantamento, tiveram como principal problema a obstrução de bueiros e bocas de lobo. Na região Sudeste do país, onde Contagem está localizada, esse percentual é ainda maior: 50%. Por isso a população também pode e deve contribuir para evitar as inundações, não jogando lixo nas redes de escoamento (sarjetas, bueiros e bocas de lobo).
Atendimento
Os serviços de manutenção, limpeza de bueiros e bocas de lobo, capina, poda das árvores, tapa-buracos, intervenções de trânsito e outros devem ser solicitados pela população diretamente na Administração Regional Industrial, pelos telefones 3363-6047 / 3363-5573, pelo e-mail regional.industrial@contagem.mg.gov.br ou, ainda, presencialmente, no endereço rua Marquês do Paraná, 95, bairro Industrial. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.